Depois de duas temporadas na Inglaterra, Van Breukelen voltou à Holanda e ao PSV Eindhoven. Foi campeão nacional do seu país quatro épocas consecutivas (1986–1989). 1988 foi um ano de glória para Van Breukelen e para o PSV Eindhoven, com a conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, derrotando o Benfica na final, disputada no Neckerstadion em Estugarda, através dos penaltis. Van Breukelen viria a ser o homem do jogo, defendendo a última grande penalidade, marcada pelo defesa português António Veloso. Nesse ano, o PSV Eindhoven era uma equipa recheada de talentos, como Eric Gerets, Ronald Koeman, Soren Lerby, Gerald Vanenburg e Wim Kieft, sob o comando de Guus Hiddink. Van Breukelen viria ainda a ajudar a Holanda a conquistar o Campeonato Europeu de Futebol pela primeira vez, derrotando na final a então União Soviética por 2–0.
Levantando a taça da Eurocopa de 88, momento mais feliz da carreira e em que estava em seu auge, pois 1 mes antes fez a defesa do titulo do PSV.
Van Breukelen jogou ainda a Copa do Mundo de 1990 e no Eurocopa de 1992 no qual a Holanda viria a ser derrotada pela Dinamarca nas meias finais da competição. Foi o 73º e último jogo de Van Breukelen pela sua seleção. Conquistaria ainda mais dois títulos (em 1991 e 1992) pelo PSV Eindhoven e retirou-se após a época de 1993/94. Sem duvidas, um dos melhores goleiros nederlandeses de todos os tempos, fez escola a Van Der Sar e ainda de quebra tinha apenas 1,80M de altura!
Fonte: Wikipedia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário