terça-feira, dezembro 21, 2010

[ANALIZE DO JOGO] Holanda 4x1 Bulgária (1974)

Dia 23 de Junho de 1974, 16 horas. Uma bela tarde em Dortmund, 25 Graus Celsius. Westfalenstadion com pouco mais de 52mil pessoas para ver finalmente uma goleada da Seleção Holandesa e o seu Futebol Total realmente convertido na epifania futebolistica chamada de GOL! Ultima rodada da Primeira fase de Grupo. (imagem do lado, jogadores dando tchau a classificação da Bulgária e dando tchau para a 1ª fase de grupos e indo para a 2ª)

Bulgária entrava em campo com bons jogadores e um esquema tático mais ofensivo do que o habitual, pois precisava desesperadamente do resultado para se garantir na Segunda fase de Grupos. O mais ofensivo daquela época eram 3 atacantes recebendo bola de 3 meias e resguardados de 2 zagueiros e 2 laterais, foi assim que a Bulgária entrou em campo, tentando a todo custo furar o bloqueio defensivo e a marcação impecavel do balé formado por Rinus Michals que voce pode tentar visualizar como era mais ou menos naquela época.

Esquema Tático "aproximado" da Holanda 1974. (a unica certeza é Rinus no banco)

O problema (se é que era um problema de verdade) era que a Nederland não tinha uma disposição tática defina em campo, pois o apoio de alas, wingers, e atacantes era constan
te e a inversão de jogadas era quase sempre uma principal arma do time que se armava em um esquema no campo do adversário com marcação sob pressão e individual em qualquer jogador adversário que estivesse com a bola. Era praticamente impossivel prever um futuro bom para a Bulgária naquela Copa do Mundo e nenhum bom jogador bulgaro comparado ao pior homem em campo que fez o gol contra para a Bulgária conseguiu fazer a diferença. (Krol, voce não nos deve nada...nem mesmo o gol contra)


Marcação na saida de bola, naquela época a sorte era o recuo de bola para o goleiro que podia pegar ela com a mão.


Não havia boa saida de boa pelo meio bulgaro, a marcação de Rijsbergen e Ha
an como ambos volantes e liberos de marcação foii descomunal, não havia criatividade a não ser pela falta de inspiração de Ruud Krol que não estava segurando bem o ponta bulgaro Voinov. Van Hanegem ficou encarregado do primeiro combate ao ponta e neutralizou boa parte das jogadas, alem disso apagou a péssima partida que fez contra a Suécia e usou do futebol de que sabe para cadenciar o jogo e dar um aspecto mais dinâmico a partida que teve 5 gols e um destes gols nasceu principalmente de uma roubada de bola dele. Fez boas jogadas e merece muitos aplausos.
Ren
senbrink voltava de uma lesão e foi muito pifia sua apresentação, creio que mais por receio de forçar nas jogadas e se lesionar novamente, se movimentou pouco para um jogador de velocidade e inversão que é, o ataque ficou mais uma vez encarregado por Neeskens, Cruyff e Rep, com Jansen esbanjando inspiração ainda. Movimentação muito importante defensivamente e ofensivamente falando de Neeskens e Cruyff. Sem eles praticamente seria impossivel um resultado excelente. E ainda a aula de como bater pênaltis sem perder se quer uma cobrança, Neeskens é muito bom no que faz!

Segundo tempo e a genialidade ofensiva da marcação sob pressão comentario abaixo!

gico que a genialidade do apoio lateral de Suurbier tambem empurrou ao ataque Rep, pois Cruyff jogou pouco mais acuado para poupar os jogadores que estavam em campo e que forçaram bastante, como Hanegem saiu para a entrada de Israel para complementar mais a defesa, fazendo de Rijsbergen um volante e Haan vindo mais para o meio no lugar de Hanegem e logo depois Neeskens que saiu "morto de cansado" para a entrada de De Jong que fechou o placar da partida com o 4º gol neerlandes. (imagem ao lado)

Jansen a maquina de marcação no meio, com Neeskens, Cruyff e Rep
infernizaram boa parte dos minutos de jogo e não deram sussego aos jogadores defensivos bulgaros que pouco fizeram por serem muito lentos. Os unicos com complicaram a vida da orange de longe foram Voinov o ponta que atormentou Krol, Bonev o meia que tentava cadenciar o jogo e armar para Panov ("ou seja ninguem no ataque") e Denev que fez a jogada para o gol contra de Krol.
Of
ensivamente impecavel a Laranja Mecânica pode comemorar as chances aproveitadas, 18 oportunidades de gols que tiveram e fizeram 4. Poderia lógicamente ser melhor se tivesse algum Van Basten no ataque, mas a cronologia do tempo não permite que o façamos isto, os piores da partida ficaram com Panov e Stojanov para o lado bulgaro, ja para o lado neerlandes Krol, Rensenbrink e o discreto Israel poderiam ter dado mais apoio ofensivo e defensivo, mas todos temos dias ruins e quem sabe no próximo jogo as coisas são diferentes!


Muito sol ae? Vai um óculos?

Jongbloed sempre questionado por seu geito estranho de defender em campo foi bem na partida, jogou bem quando necessario e não havia como impedir o gol contra de Krol, pois a jogada foi muito boa criada nas costas de defese do Suurbier. Lado positivo é que o primeiro gol tomado pela seleção orange daquela época, foi um gol feito por ela mesma. ;)

Cr
uyff e Neeskens nesta partida mostraram que o poder ofensivo no Futebol Total finalmente foi convertido em numero de gols, lógico que 2 penaltis muito bem cobrados por Neeskens em duas penalidades indiscutiveis e marcadas pelo fraco arbitro australiano o Sr. Boskovic fizeram alguma diferença, mas contamos com o desespero adversário principalmente, abrindo a retaguarda a cada contra ataque sem marcação individual ou sem nenhum homem na sobra, coisa que Jansen, Hanegem e Haan sabem contra atacar e nunca deixe Neeskens e Cruyff jogarem sozinhos nem mesmo no video game. (imagem do lado de Cruyff partindo para cima de Stojanov)

Quer saber mais sobre a partida, a cada lance? A cada minuto? No blog do Mauro Beting voce encontra este jogo! Para acessar clique aqui!

Agradeço ao grande Mauro Beting por dar grande importância em seu blog a respeito da Orange de 1974, a verdadeira revolução no Futebol! Bom comentarista que é e reconhece que o Futebol de hoje se deve a aqueles jogos do passado que ele relembrou e relembra nas suas colunas do Historia em Jogo. Se não fosse Cruyff, Neeskens e Michals não sei se o futebol de hoje seria tão gostoso de se assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Search