segunda-feira, fevereiro 28, 2011

[EUROPA LEAGUE] Clubes Holandeses na Fase de Grupos!

A competição é a maior da Europa, por quantidade de clubes que a disputam, não por qualidade que dai sim é a Champions. São formados por 12 grupos com 4 clubes em cada grupo, os grupos são organizados alfabeticamente do A até o L. Para completar a chave para as 16 avos de finais, é necessario então que entre os 3ºs colocados de cada grupo da Champions League (os que não se classificaram para as oitavas da champions) tem a chance de continuar na outra competição de menos importancia que é a Europa League. O formato da competição na fase de grupos foi muito movimentada, tento o AZ de Alkmaar, o FC Utrecht e o PSV Eindhoven como representantes holandeses. Deles o unico que seguiu a diante na competição foi o PSV, que com uma campanha boa até, conseguiu vitórias importantes e resultados inesperados por muitos torcedores red e white.


AZ de Alkmaar

O clube teve um péssimo desempenho no Grupo E considerado relativamente de força média/fraca.





As partidas de Ida do AZ, foram assim:


AZ 2-1 Sheriff Tiraspol

( Gudmundsson 14', Jaliens 83'; Moreno 68'(contra))


BATE Borisov 4-1 AZ

(Rodionov 5', Kontsevoi 49', Bressan 77'(pen), Olekhnovich 83'; Sigthórsson 89')


AZ 1-2 Dynamo Kyev

(Falkenburg 35'; Milevsky 16', Khacheridi 39')


As partidas de Volta do AZ, foram assim:


Dynamo Kyev 2-0 AZ

( Milevsky 47' 61')


Sheriff Tiraspol 1-1 AZ

( Rouamba 54'; Holman 17')


AZ 3-0 BATE Borisov

( Sigthórsson 7' 84', Maher 86')


Esperavasse mais deste clube, com um pifio desempenho, deixou muito a desejar na fase de grupos da UEL, deixando aquele gostinho de poderia ter feito mais e melhor, só não se sabe se foi realmente falta de empenho da equipe na competição seja por não levar a sério, mas sabemos que o caminho mais curto e facil de ir para uma Champions League e ainda disputar a final da Supercopa da UEFA. Sem um meio muito inspirado mesmo tendo Schaars e Elm, as wingers trabalhavam com medo, assim como a defesa que tambem sabe ser boa em determinados momentos, mas amargou esta colocação ruim na Europa League decepcionando o pessoal de Alkmaar.


FC Utrecht


Nos playoffs para a fase de grupos meio sufocante, no Grupo K contendo algumas forças médias tambem, se complicou sozinho, seja por a fata de continuidade do time e do trabalho em equipe se basear em usar apenas dois jogadores mais ofensivos como Mertens e Wolfswinkel e pensar que eles vão destruir defesas adversárias em um passe de mágica, o time teve o pior desempenho dos clubes holandeses na fase de grupos,jogou parece como se fosse uma obrigação para com a UEFA.





As partidas de Ida do Utrecht, foram assim:

Napoli 0-0 FC Utrecht

(sem gols)


FC Utrecht 0-0 Liverpool

(sem gols)


FC Utrecht 1-1 Steaua

( Duplan 60'; Schut 75'(contra))


As partidas de volta do Utrecht, foram assim:


Steaua 3-1 FC Utrecht

( Gardoçs 29', Stancu 52' 53'; Mertens 33')


FC Utrecht 3-3 Napoli

( Wolfswinkel 6' 28'(pen), Demouge 35'; Cavani 5' 42' 70'(pen))


Liverpool 0-0 FC Utrecht

(sem gols)


Faltou animo ao clube para dar continuidade ao bom trabalho que fizeram na temporada 2009/2010, a apaticidade e a falta de criatividade foram fatores que ocorreram e parecia que a falta de preparo fisico estava aliada ao mesmo. O medo foi de fato maior que a razão de jogar para vencer, mesmo com jogadores mais "agudos" e que podiam fazer a diferença, ficou ainda assim a sensação de que o time não participou de fato da competição. Uma pena os 5 empates o deixarem longe de uma chance para a continuidade do trabalho da equipe.


PSV Eindhoven


Contra volta o time de Eindhoven teve o melhor desempenho de um clube holandes em uma competição da UEFA, mesmo com Twente e Ajax na Champions League, que amargaram as 3ªs colocações, e foram para a chave de 16 avos de finais, por uma continuidade de bons resultados dentro e fora de casa e por ser uma competição da UEFA, o time se postou bem em varias partidas, que na maioria foram fracas no meio de campo e sem objetividade, mas nós devemos muitos destes resultados de empate a duas peças fundamentais que quando mais precisavamos fizeram os gols, Ola Toivonen, Balasz Dzsudzsak e Ibrahim Afellay(que ficou em Eindhoven antes do fechamento da fase de grupos). Sendo o ultimo o maior responsavel pelas jogadas de meio campo, nos deixou orfãos no final da temporada passada, mas nos deixou com uma motivação grande do aspecto da paciencia ofensiva da qual os dois primeiros citados administram hoje, grande parte das jogadas no meio e winger, sem desmerecer os outros jogadores, mas a produção ofensiva que na maior parte resultou em gols, veio ou passou pelos pés deles. Veja o desempenho do time no Grupo I em que estava na fase de grupos.





As partidas de Ida do PSV, foram assim:

PSV 1-1 Sampdoria

( Dzsudzsák 89'; Cacciatore 25')


Metalist 0-2 PSV

(Dzsudzsák 27'(pen), Berg 30')


Debreceni 1-2 PSV

( Mijadinoski 35'; Engelaar 40', Reis 66')


As partidas de Ida do PSV, foram assim:


PSV 3-0 Debreceni

( Afellay 22', Reis 44', S. Wuytens 88')


Sampdoria 1-2 PSV

( Pazzini 47'; Toivonen 51' 90')


PSV 0-0 Metalist

(sem gols)


O time surpreendeu em momentos cruciais, principalmente no final de muitas partidas, mostrando poder de reação no segundo tempo, com uma preparação fisica e psicologica muito boa. Reverteram situações dificeis em campo, viraram alguns resultados para seu favor. Simplesmente o time funcionou bem e se recuperou das piores enrrascadas possiveis, junto ou longe de sua torcida. Rutten ainda assim peca em alguns fatores em campo que não tem lógica. A vitória sobre a Sampdoria mostrou o quanto o time se esforça para conseguir resultados bons, e que tem sim algum poder ofensivo que pode decidir um jogo em momentos cruciais, o PSV eliminou este forte concorrente do grupo em que estava, de virada! Importantissimo resultado do time na competição.




O desempenho na fase de grupos dos holandeses foi médio, e só engrenou mesmo com o PSV. Agora que ja passou a fase de 16 avos da competição, os "recem promovidos" da Champions League, Twente e Ajax vão mostrar o porque o futebol holandes tem que se consolidar como uma força sim em crescimento, diferente do que muitos pensam.
*O Utrecht tem uma boa média de vitórias por causa dos play offs para a fase de grupos assim como o AZ que tambem teve que vencer antes para dai entrar na fase de grupos, coisa que o PSV não precisou porque ficando em 3º lugar na temporada passada da Eredivisie, ja garantiu sua vaga sem precisar de jogos eliminatórios para disputar a competição.
O futebol mundial atual se deve muito as competições holandesas e dos clubes holandeses, diferentemente do que muita gente espalha por ai, que o PSV é time pequeno, pequeno não tem uma Champions League, não tem uma Copa da UEFA, não tem hoje a 2ª maior torcida na Holanda, não tem hoje uma das melhores infraestruturas na Holanda, não tem uma das melhores bases ou jongs da Holanda, não lançou para o mundo grandes jogadores e conhecidos mundialmente como Ronaldo, Romário, Cocu, dentre outros...então se voce ou qualquer outro meio de informação considera o PSV "pequeno", o Barcelona então é um Íbis de Pernambuco. A fase de 16 avos de finais ficou assim!




Enfim, esta foi uma das maiores postagens que ja fiz no blog. E o conteudo, a seleção de cada video, de cada resultado de cada comentario ficou por minha conta, então o agradecimento hoje são a varias pessoas que ajudam indiretamente este blog que são várias e várias, Vinicius e Diego torcedores do futebol holandes como um todo e que torcem para o Ajax e Twente respectivamente e ao Lucas e Vanderson torcedores do PSV que sempre estão la curtindo o voetbal do RED E WHITE ARMY! Estes que citei são os principais mas tem muita gente que pessoalmente faz a diferença aqui no blog sim!
Nos ultimos dias pude ter a felicidade de reencontrar uma pessoa que é muito especial para mim, apesar de nunca poder ter feito isto com ela antes, hoje somos sim mais que uma dupla que se gosta muito...né Stefanie? Beijão em voce, saiba que voce é muito especial para mim! Voce é muito mais do que eu pensei que fosse! Te adoro de montão! :$ =* (L)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Search